Bot no WhatsApp: 7 formas de usar no seu negócio

5
(1)

Com o aumento da competitividade no mercado, realizar um atendimento ágil e eficiente é fundamental para qualquer empresa atualmente. Afinal de contas, o atendimento é uma ótima forma de gerar, vendas, valor e fidelidade dos clientes.

Utilizar um bot no WhatsApp é uma maneira de agilizar o suporte e atendimento ao cliente. Porém, nem todos sabem como implementar essa tecnologia de forma adequada.

Por esse motivo, mostraremos neste artigo, como e quando utilizar uma ferramenta de bot no WhatsApp.

Leia mais sobre o como melhor o atendimento e fechamentos online:
Como Fazer Um Funil De Vendas No WhatsApp?
Otimize Suas Vendas Usando Uma Extensão WhatsApp Business

7 finalidades indispensáveis para um bot do WhatsApp:

O WhatsApp é o App mais utilizado do Brasil, isso faz com que muitas empresas usem o mensageiro para se comunicar com leads. Uma empresa que possui um fluxo de atendimento alto, precisará, em algum momento, usar automações para otimizar o atendimento.

Apesar de suas vantagens, muitas empresas não sabem exatamente em que momento usar essa ferramenta e acabam exagerando na quantidade de automações, por isso listamos abaixo algumas finalidades para um bot no WhatsApp:

  1. Respostas a perguntas frequentes: 

Quem trabalha com atendimento ao cliente sabe que a maioria das dúvidas são bastante repetitivas. Um bot WhatsApp pode ser programado para responder algumas perguntas que são bastante recorrentes dos clientes.

Dúvidas como informações básicas sobre o produto, política de devolução e horários de funcionamento são um exemplo. Isso faz com que as pessoas consigam as respostas mais rapidamente sem precisar ficar esperando um atendente ficar disponível.

  1. Suporte no pós-venda: 

O pós-venda é algo essencial para fidelizar um cliente, através de um bot no WhatsApp pode ser realizada uma integração com um sistema de suporte que possibilite que os clientes enviem dúvidas e solicitações de suporte. Isso reduzirá muito o tempo de resposta e aumentará a eficiência do seu atendimento ao cliente no pós-venda.

  1. Confirmação de agendamento: 

Negócios que precisam de agendamento também podem se beneficiar da utilização de uma automação. Pode ser usado para enviar confirmações de agendamentos, consultas médicas, reserva de hotéis, consultoria, evitando uma desmarcação sem aviso prévio.

  1. Atualização de status do pedido: 

Para quem trabalha com produtos físicos, um bot WhatsApp pode ser utilizado para notificar a mudança de status do pedido. Enviar o número de rasteamento e tempo estimado de entrega, são exemplos do que pode ser feito, isso reduzirá a utilização do suporte para tirar essas dúvidas.

  1. Solicitação de pagamentos: 

Cobrar nem sempre é algo confortável para muitas pessoas, um bot no WhatsApp pode servir para solicitar pagamentos ou enviar links de pagamentos para clientes que já decidiram pela compra, isso simplificará e agilizará o processo comercial.

  1. Gerar leads: 

Os dados são algo muito importante para o marketing digital, um bot para WhatsApp pode ser usado para gerar leads. Através de uma sequência de mensagens, pode-se encaminhar a pessoa para se inscrever numa página de captura ou se inscrever em uma newsletter específica para ser alimentado com conteúdo.

Leia este artigo da nossa parceira Tudo Pra Whats: 7 Dicas para fazer um bom marketing no WhatsApp

  1. Pesquisa de satisfação: 

O pós-venda é uma fase importante da venda, essa etapa é decisiva para o cliente decidir se fará negócios novamente com você. Por isso, é importante realizar uma pesquisa de satisfação após uma compra ou um atendimento de suporte.

Esse feedback é muito importante para criar uma experiência mais personalizada e única para o cliente, e isso pode ser realizado com um bot no WhatsApp, por exemplo. 

Bot no WhatsApp: 7 formas de usar no seu negócio

Como escolher a melhor solução?

Existem muitas soluções no mercado para poder utilizar um bot WhatsApp, porém nem todas possuem a função de usar vários atendentes em um mesmo número.

Escolher uma ferramenta completa evitará a aquisição de muitas plataformas diferentes, pois isso além de ser mais caro, será de difícil implementação para a equipe de atendimento.

No ChatSac Express, por exemplo, é possível além de usar chatbot e vários atendentes em um número, é possível agendar mensagens, realizar disparos em massa, deixar áudios gravados para utilizar depois, e muitas outras funções para melhorar o seu atendimento ao cliente.

Clique aqui e veja todos os benefícios que o ChatSac oferece.

Leia mais sobre o como melhor o atendimento e fechamentos online:
Como Fazer Um Funil De Vendas No WhatsApp?
Otimize Suas Vendas Usando Uma Extensão WhatsApp Business

Como vimos acima, um bot no WhatsApp, além de trazer inúmeros benefícios para muitas empresas, também possuem uma grande variedade de aplicações. 

A principal vantagem da automação é tornar o processo comercial muito mais rápido, evitando perda de tempo com atividades pouco importantes.

Não importa a função em que serão aplicados, o chatbot tem o poder de melhorar muito o atendimento ao cliente. Desde a redução do tempo de espera até o cuidado com o sucesso do cliente, são muitas maneiras de auxiliar em um suporte técnico ou de vendas. 

Um bot no WhatsApp é, com certeza, uma aquisição valiosa para qualquer negócio que pretende otimizar o seu atendimento ao cliente. Dito isso, é fundamental que qualquer negócio que use o mensageiro para se comunicar e tenha um fluxo de atendimento movimentado, considere adquirir essa ferramenta.

Gostou desse conteúdo? Conhece alguém que não dá conta do atendimento e precisa de um bot no WhatsApp? Compartilhe com ele agora mesmo.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Leave a Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.