O que é inteligência artificial e como usá-la no WhatsApp?

5
(1)

Nos últimos anos, a inteligência artificial tem se tornado cada vez mais popular e presente em diversas áreas da nossa vida.

Um exemplo disso é o chatGPT, um chatbot baseado em inteligência artificial que gera respostas para qualquer pergunta ou assunto. 

Mas você sabe o que é inteligência artificial e como ela pode te ajudar a melhorar o seu atendimento ao cliente no WhatsApp?

Neste artigo, você descobrirá o que significa IA, como funciona essa tecnologia e quais são os seus conceitos básicos. 

Além disso, você aprenderá como usar a inteligência artificial no WhatsApp, aumentar a satisfação dos clientes e gerar mais vendas. 

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que estuda e desenvolve sistemas e algoritmos com a função de simular uma inteligência humana. 

O que significa IA?

IA é a sigla para Inteligência Artificial, que é um ramo da ciência da computação que estuda e cria sistemas e dispositivos capazes de simular uma inteligência humana. 

Inteligência artificial: como funciona essa tecnologia?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem a inteligência humana em diferentes aspectos, como aprendizado, raciocínio, percepção, compreensão e comunicação. 

A IA funciona por meio de uma combinação de algoritmos, dados e computação, que viabilizam com que máquinas possam aprender, se adaptar e tomar decisões baseadas em dados.

Existem diferentes métodos e técnicas para desenvolver uma inteligência artificial, podendo variar desde o objetivo até a aplicação.

Veja os principais abaixo:

Machine learning e inteligência artificial: qual a diferença?

Como é um tema bem recente, muitas pessoas confundem Machine learning e inteligência artificial.

Machine learning é um método que consiste em ensinar as máquinas a aprender com a experiência, sem serem explicitamente programadas para realizar aquela ação. 

O machine learning se utiliza de algoritmos que analisam os dados e fazem previsões ou recomendações baseadas nessas informações.

Um exemplo de aplicação de machine learning são algoritmos de previsão do tempo, recomendação de filmes ou produtos, detecção de fraudes ou spam, etc.

Deep learning e inteligência artificial: qual a diferença?

Outra confusão bem comum é a de deep learning e IA. Deep learning é um sub método do machine learning, mas que utiliza redes neurais artificiais para processar os dados. 

As redes neurais artificiais são estruturas que simulam o funcionamento do cérebro humano, com camadas de neurônios que se conectam e transmitem informações entre si. 

A tecnologia de deep learning pode conseguir realizar tarefas mais complexas e sofisticadas, como reconhecer imagens, compreender linguagens, gerar textos ou vozes, etc.

O deep learning e o Machine learning são os mais utilizados ultimamente, o próprio ChatGPT usa essa tecnologia.

E se você precisar aplicar essa tecnologia no atendimento ao cliente, o ChatSac é uma alternativa interessante de aliar essas duas tecnologias.

Computação cognitiva e inteligência artificial: qual a diferença?

A computação cognitiva é uma técnica com o objetivo de desenvolver sistemas que interagem com o contexto e o ambiente onde estão inseridos. 

A computação cognitiva se utiliza da inteligência artificial para analisar dados não estruturados, como textos, imagens, vídeos, áudios, etc., e extrair conhecimento e insights. 

Uma aplicação prática da computação cognitiva pode ser no diagnóstico de doenças, interpretação de emoções, desenvolvimento de assistentes virtuais, etc.

O que é inteligência artificial e como usá-la no WhatsApp?

Processamento de linguagem natural e inteligência artificial: 

O processamento é uma área que estuda e desenvolve sistemas que possam entender e gerar linguagens naturais, como o português, o inglês, o espanhol, etc. 

O processamento de linguagem natural utiliza técnicas de IA para analisar e produzir textos ou vozes.

Ele é comumente utilizado para traduzir textos, resumir documentos e responder perguntas.

O chatSac e a maioria dos ChatBots se utilizam dessa tecnologia para as respostas serem as mais naturais possíveis.

Esses são alguns dos principais métodos e técnicas que fazem a inteligência artificial funcionar. 

A Inteligência artificial e seus conceitos

Para entender melhor a inteligência artificial e seus conceitos, precisamos compreender o que é agente, racionalidade, aprendizado, entre outros termos mais técnicos.

Veja abaixo 4 principais conceitos de IA:

O que é agente na inteligência artificial?

Agente é uma entidade que pode perceber o seu ambiente por meio de sensores e agir sobre ele por meio de atuadores. Um agente pode ser físico, como um robô, ou virtual, como um software.

O que é racionalidade na inteligência artificial?

Racionalidade é a capacidade de agir para maximizar os seus objetivos, dado o seu conhecimento e as suas crenças. Um agente racional é aquele que escolhe a melhor ação possível em cada situação.

O que é aprendizado na inteligência artificial?

Aprendizado é o processo pelo qual um agente melhora o seu desempenho com base na experiência. O aprendizado pode ser supervisionado, quando o agente recebe um feedback externo sobre a sua ação, ou não supervisionado, quando o agente descobre padrões nos dados sem orientação.

O que é otimização na inteligência artificial?

Otimização é o processo pelo qual um agente encontra a melhor solução para um problema entre um conjunto de soluções possíveis. A otimização envolve definir uma função objetivo que mede a qualidade de cada solução e aplicar técnicas para maximizar ou minimizar essa função.

Esses são alguns dos conceitos básicos da inteligência artificial, que podem ajudar a compreender melhor essa área e as suas aplicações.

Uma IA pode ter um ou mais desses conceitos presentes no seu desenvolvimento.

Agora que você já conhece sobre a inteligência artificial e seus conceitos, que tal aprender como aplicar essa tecnologia no WhatsApp?

O que é inteligência artificial e como usá-la no WhatsApp?

Como usar a Inteligência artificial no WhatsApp?

Para usar a inteligência artificial no WhatsApp, existem algumas opções de chatbots, como o ChatSac, por exemplo, que são programas que conversam com os usuários por meio de mensagens. 

Através do ChatSac você tem uma plataforma de atendimento completa e pode automatizar respostas de perguntas frequentes no seu atendimento ao cliente.

Isso irá agilizar a sua comunicação, evitando retrabalhos e aumentando a produtividade da equipe de atendimento.

Um lançamento recente de IA no WhatsApp foi a luzIA.

A luzIA é uma inteligência artificial generativa que pode transcrever áudios, criar mensagens de e-mail, traduzir textos, criar imagens e solicitar resumos de mensagens enviadas anteriormente pelos usuários. 

É muito importante entender o que é inteligência artificial atualmente, principalmente depois do hype em torno do ChatGPT.

Porém, depois de compreender o que é IA é necessário entender como aplicar no seu negócio.

Uma das formas de usar a inteligência artificial é por meio de tecnologias gratuitas como a LuzIA e ChatGPT.

Porém, se seu objetivo é desenvolver o seu atendimento e torná-lo mais profissional, a ChatSac é a solução que integra Whatsapp, multiatendentes e chatbot.

Aproveite e leia nosso artigo “Como Automatizar Vendas Pelo WhatsApp? Vantagens E Desvantagens“.

Neste artigo, nós explicamos o que é inteligência artificial, o que significa IA, como funciona essa tecnologia e quais são os seus conceitos principais. 

Além disso, nós também mostramos como usar a IA no WhatsApp que pode te auxiliar a fazer diversas atividades no mensageiro. 

Gostou desse conteúdo? Conhece alguém que ainda não sabe o que é inteligência artificial? Compartilhe com ele agora mesmo.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Leave a Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.