5 cuidados para um atendimento automatizado WhatsApp 

5
(1)

O atendimento é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer negócio.

E nada melhor do que usar o WhatsApp para se conectar com os seus clientes, já que o mensageiro é muito popular entre os brasileiros. 

Mas como fazer um atendimento de qualidade pelo aplicativo sem gastar muito tempo e recursos?

A solução é: usando o atendimento automatizado via WhatsApp.

Com isso você poderá aumentar a santificação e fidelização dos seus clientes. Neste artigo, vamos te mostrar 3 dicas para usar automatizar o WhatsApp que realmente funcionam. 

WhatsApp automatizado: o que é, como funciona?

O WhatsApp automatizado é uma forma de agilizar o atendimento via Whatsapp.

Essa automação permite enviar e receber mensagens automáticas para os seus clientes, com a mínima intervenção humana. 

Esse tipo de recurso pode funcionar via um sistema de inteligência artificial, que reconhece as intenções, as dúvidas e as preferências dos seus clientes, e oferece respostas personalizadas e adequadas para cada situação.

A automação pode ser usada para diversos fins, como:

  • Enviar mensagens de boas-vindas;
  • Confirmação de pedido;
  • Lembrete ou agradecimento aos seus clientes;
  • Fornecer informações sobre os seus produtos, serviços, preços ou promoções;
  • Tirar dúvidas frequentes ou resolver problemas simples;
  • Solicitar feedback ou avaliação dos seus clientes;
  • Enviar conteúdo educativo ou de valor para os seus clientes;
  • Criar um relacionamento mais próximo e humanizado com os seus clientes.

Você pode escolher um software de atendimento ao cliente para WhatsApp que seja confiável, seguro e fácil de usar, como a nossa plataforma de atendimento. 

Por meio da ChatSac você pode:

  • usar soluções como CRM;
  • Gerir vários atendentes;
  • Enviar mensagens em massa; 
  • Agendar mensagens;
  • Visualizar relatórios; 
  • Usar Chatbot.
5 cuidados para um atendimento automatizado WhatsApp 

Atendimento automatizado pelo WhatsApp pode aumentar a satisfação e fidelização dos clientes:

Realizar um atendimento automático no whatsapp é uma maneira de aumentar a satisfação e fidelização de clientes, ao poder gerar uma experiência única para os usuários e aumentar a possibilidade de recomendação de produtos.

Experiência 

Um atendimento mais ágil e conveniente pode ser mais satisfatório para os clientes. Esse recurso permite que o cliente entre em contato a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Essa disponibilidade justamente com respostas precisas e personalizadas para as necessidades e expectativas dos seus clientes, resulta numa impressão positiva e duradoura sobre o seu negócio.

Vendas e recomendação

Ao estar disponível, 24 horas, as possibilidades de vendas e recomendações aumentam pelo app. Você pode aproveitar as interações com os seus clientes para disponibilizar produtos, serviços, promoções ou soluções que sejam do interesse deles, inclusive é possível criar respostas rápidas no app.

Com isso, você pode aumentar as chances de conversão e retenção dos seus clientes, assim como também incentivar a recomendação da sua marca para outros potenciais clientes.

Segmentação de clientes

Usar uma automação de atendimento pelo WhatsApp também pode ser uma maneira de segmentar e qualificar seus leads. Esse recurso permite que você colete dados e informações sobre os seus clientes para auxiliar na criação personas e públicos.

Além disso, também permite a identificação dos seus clientes mais qualificados que estão mais propensos a comprar. Isso ajuda na identificação das urgências, necessidade de compra e prioridades, facilitando a comunicação com os clientes e notificações de urgência.

Alguns cuidados em um atendimento automatizado via WhatsApp:

Realizar um atendimento com bot é uma forma de otimizar o atendimento cliente pelo WhatsApp. Isso possibilita o envio e recebimento de mensagens automáticas. 

Porém, é importante tomar alguns cuidados:

  1. Pesquise o software 

Existem diversas soluções de atendimento para WhatsApp no mercado atualmente. É necessário pesquisar as funcionalidades de cada uma antes de realizar uma escolha.

Algumas soluções usam o WhatsApp Business, outras usam WhatsApp Business API. A depender da escolha, isso pode influenciar nas limitações de funções de cada recurso.

  1. Planeja o fluxo de mensagens

É importante pensar na conversa e como ela acontecerá, para que as mensagens não fiquem superficiais. 

  • Faça um levantamento das dúvidas frequentes.
  • Defina como será a abordagem da comunicação, se será mais formal ou mais irreverente.
  • Defina se a conversa será uma conversa direcionada ou uma conversa aberta.

Enquanto uma conversa direcionada funciona por meio de opções ou menus, uma conversa aberta deixa com que os usuários façam perguntas. Cada tipo de conversa possui suas vantagens e desvantagens e podem influenciar na satisfação dos seus clientes.

  1. Realize testes

Para usar esse recurso é importante que você teste o seu ChatBot para garantir o bom funcionamento dele. Isso fará com que a automação seja mais eficiente durante o processo de atendimento.

  1. Defina um script

Um script de atendimento é um roteiro onde ficam claras as fases do atendimento e as mensagens que serão enviadas em cada fase. Isso irá facilitar o processo de implementação do chatbot no seu atendimento ao cliente.

  1. Monitore o chatbot

Também é importante que você teste e monitore frequentemente o funcionamento do seu chatbot. Analise as respostas dos usuários e desistências de conversas para avaliar mudanças no seu script.

Como deixar o seu WhatsApp Business automatizado?

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp voltada para os negócios, que permite que você crie um perfil profissional, gerencie o seu catálogo de produtos ou serviços, se comunique com os seus clientes de forma mais eficiente com mensagem de ausência, integrar o Whatsapp com api. 

Para deixar o seu WhatsApp Business com atendimento autônomo, você tem duas opções: contratar um software externo, como os da ChatSac, ou utilizar recursos nativos do próprio mensageiro.

Usando o WhatsApp Business:

O WhatsApp Business oferece a possibilidade de configurar respostas automáticas para as mensagens que você recebe dos seus clientes. Pode-se criar mensagens de saudação, ausência ou perguntas frequentes, e definir o período e os destinatários. 

Essa é uma opção simples e gratuita que pode ajudar pequenos negócios, mas limitada, pois as respostas automáticas do WhatsApp Business são padronizadas e não permitem personalização ou interação com os seus clientes.

Contratar um software

Ao contratar um software de atendimento automatizado para WhatsApp você pode enviar e receber mensagens automáticas para os seus clientes, com a mínima intervenção humana. 

Através do ChatSac premium, por exemplo, você pode criar chatbots inteligentes para o WhatsApp. Eles podem reconhecer as intenções, as dúvidas e as preferências dos seus clientes, e oferecer respostas personalizadas e adequadas para cada situação, inclusive com links.

É fundamental para qualquer negócio atualmente implementar um atendimento no WhatsApp, pois é uma forma de tornar o atendimento mais ágil e produtivo, principalmente com uso de outras ferramentas presentes em plataformas de atendimento e o uso de chatbots.

Em alguns casos, é possível até utilizar a inteligência artificial para entender e atender as necessidades dos seus clientes.

Com isso, você pode melhorar o relacionamento com os seus clientes, aumentar a sua satisfação e fidelização deles.

Gostou desse conteúdo? Conhece alguém que precisa de um automatizar o atendimento no WhatsApp, mas não sabe por onde começar? Compartilhe com ele agora mesmo.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Leave a Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.